Concorrência, você analisa ou bloqueia?

Basta respirar e a concorrência dá uma olhada nas suas novidades e como você está comportando nas redes sociais e até na reunião de condomínio.


Não é errado sondar a concorrência, faz necessária essa ação para analisarmos como estamos e principalmente como somos com nossos clientes.


Recentemente recebi uma ligação estranha ( essa foi o destaque!) a pessoa ligou e fez perguntas desconexas e ligeiramente loucas sobre a profissional confeiteira que conversar aqui com vocês, particularmente ri um pouco, não resisti e liguei de volta, era de uma confeitaria porte médio , reconheci a voz e respondi a proprietária que posso ajudá-la no problema do “bolo vermelho sangue” , a reação dela foi responder que sou um ser difícil de dar informação, ela queria saber o preço e eu enrolei.


Nesta hora ri um pouco e disse que se ela quiser conversar sobre precificação poderemos marcar um café…


Abordagens loucas são assim mesmo, caso não tenha um ar de detetive para sondar a concorrência, tenha primeiro em mente o que você faz neste mundo doce. Trabalha com encomendas, faz qualquer coisa, ifood, uber eats, consultoria, saiba primeiro o que você faz para depois sondar a concorrência.


Não adianta falar mal aos quatro ventos para desmontar a coleguinha se você não faz o que ela faz ou se não sabe o que faz.


Quer sondar a concorrência? Vamos lá para um passo a passo, mas alerto que a atuação ficará a seu critério!


Não seja tímido, tenha um objetivo, caso for um bolo decorado, informe o tamanho e o tipo de recheio e decoração; quer saber de bolo de casamento, faça um e-mail só para sondar a concorrência. Não é algo errado, faz parte do negócio.


O principal de analisar o mercado que você está inserido é perceber suas estratégias e verificar se poderá ou não vender muito.


Recado rápido no final, não bloqueie, só deixe ali… de boa…

Abraços!


Chef Vera Damásio – www.veradamasio.com.br – instagram @Chefveradamasio

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Na cozinha a dinâmica é a mesma, os mesmos rituais... Há quem diga que vira uma rotina mas o peso da palavra, amarga o sabor do momento. Procure ver suas rotinas como rituais enriquecedores! Eu amo o