CHANTILLY- COM OU SEM LEITE EM PÓ

A confeitaria é um mundo onde somos grandes cientistas, testamos nossas teses e testamos… No final montamos nossos projetos e entregamos muitas lembranças saborosas…

O engraçado de usar esse elemento, o chantilly,  é identificar a complexidade da capacidade de uso deste liquido gostosinho…

Você pode usá-lo sozinho, com leite em pó, com emulsificante, com pó saborizante, com pasta saborizante, frutas, corantes, chocolate, iogurte, caramelo, leite condensado, manteiga e ao pegar um ou mais item acima e fazer mais uma combinação. Com isso temos várias nomeações como chantiflex, chantininho, chantilly estabilizado, chantininho estabilizado, chantilly elástico.

Segundo a Wikipédia ,  “O chantili[1] (do francês chantilly) é um creme feito de creme de leite (nata) fresco, fortemente emulsionado, açucarado, podendo ter também um leve aroma de baunilha. Serve para ser recheio e cobertura de bolos, colocado em cafés, etc.”

Mas você conhece a história por trás deste belo elemento? ” Na época colonial na frança, existia uma espécie de creme originado pelo leite (atualmente o creme de leite). Esse alimento era considerado “nobre” naquela época, mas seu preço não era um dos melhores, então François Vatel[2] chef do Castelo de Chantilly, na França de Luís XIV, não se sabe se o inventou por intenção ou acaso, mas é certo que o leite daquela região era mais gordo, o que teria facilitado a descoberta, pois é necessário o mínimo de 35% de gordura para se obter o chantili. “

Assim citando um pouco da história deste elemento, ontem ao montar um bolo maravilhoso e super saboroso, lembrei das instruções do meu primeiro instrutor , ao bater o chantilly observe as ondas… Essa dica básica e bela é para o uso do chantilly puro,sem adição de nada.

Mas como eu prefiro meu chantilly?

Boa pergunta! Depende do uso! Sério gente, depende realmente do uso!!!

Mas se você gostou do que leu, super recomendo me seguir no instagram e o melhor de tudooo assistir meu último vídeo no YouTube. VAI MEXER CONTIGO!

Insta: @atelierdugateau

Face: @atelierdugateau

Twitter @atelierdugateau

YouTube: FORÇA NO FOUET

#portugal #confeitaria #aulasdeconfeitaria #FORÇANOFOUET #espanha #us #baker #empreendedorismo #voemulher #confeitaria

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Não sei como você está lidando com a situação do nosso país. Este texto foi escrito às 04h04 da manhã, minha mente foi despertada e muita coisa ia e vinha. Uma em especial fez esse texto, deixei fluir